O desenvolvimento de novas tecnologias tem viabilizado a construção e montagens de equipamentos e peças com dimensões e pesos cada vez maiores, exigindo consequentemente, operações de içamento e movimentação cada vez mais complexas e de maiores riscos. Assim, é fundamental que as equipes das empresas envolvidas nesses procedimentos, contratantes e contratadas, aprofundem seus conhecimentos de rigging. Este curso vem propiciar aos profissionais que planejam, executam, supervisionam ou fiscalizam este tipo de operação a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos no assunto, nomeadamente em técnicas, materiais, equipamentos especiais e requisitos de normas técnicas.
Profissionais com experiência em içamento de cargas e que sejam engenheiros, tecnólogos ou técnicos, envolvidos com o projeto, planejamento, supervisão e fiscalização de içamentos complexos de carga.
Proporcionar ao aluno conhecimentos sólidos e aprofundados sobre projetos avançados de operações de içamento de cargas, tanto para formação como para reciclagem e validação de conhecimento, levando em conta as técnicas e práticas preconizadas pelas normas nacionais e internacionais em vigor.
A coordenação técnica e a ministração do curso é feita pelo engenheiro Leonardo Roncetti, mestre e doutorando em operações de içamento offshore pela COPPE-UFRJ.
Material didático completo, 100% colorido e de alta qualidade.
Plano de rigging desenvolvido no curso: Instalação de módulo offshore utilizando cábrea
Simulação de verticalização de vaso de pressão com múltiplos guindastes.
Simulação de verticalização de vaso de pressão com múltiplos guindastes.
Plano de rigging desenvolvido no curso: Verticalização de vaso de pressão utilizando dois guindastes.
Içamento com vários pontos de pega (Foto: Zanuto Guindastes)
Análise do içamento por elementos finitos não lineares.
Verticalização de vaso de pressão com dois ou mais guindastes.