*Artigo para a revista Crane Brasil – Edição 85
O principal desafio da operação foi o espaço bem restrito para o tamanho das cargas, com várias interferências e geometria das cargas muitíssimo complicada, com vários obstáculos e dispositivos frágeis, além de galerias próximas aos locais de patolamento. O local de patolamento, inclusive, apresentava interferência de vigas de rolamento para trilhos. Outro complicador era a tendência de a carga girar durante o içamento.
A Techcon Engenharia e Consultoria, sediada em Vitória (ES), com atuação em todo o país, recebeu o prêmio TOP CRANE 2022, na categoria Plano de Rigging, pelo plano de içamento de GCMs e OFFTAKEs para a 4ª bateria de coque, contratado por empresa de engenharia, tendo como cliente final siderúrgica no Polo Industrial Tubarão, no município de Serra (ES). O planejamento de Rigging foi feito com softwares desenvolvidos pela TechCon e BricsCAD, midas Gen e midas Civil.
O tipo de carga envolvida é um equipamento de grande porte para produção de coque siderúrgico, dividido em quatro partes, sendo duas partes chamadas GCM e duas partes chamadas OFFTAKE. Cada GCM, pesa 96 t, e tem comprimento de 36 m, altura de 5 m e largura de 4 m. Já o offtake tem peso médio de 9 t cada, com 22 m de comprimento, 2 m de largura e 3 m de altura. A altura de içamento de todo o conjunto era de aproximadamente 20 m. O principal desafio da operação foi o espaço bem restrito para o tamanho das cargas, com várias interferências e geometria das cargas muitíssimo complicada, com vários obstáculos e dispositivos frágeis, além de galerias próximas aos locais de patolamento. O local de patolamento, inclusive, apresentava interferência de vigas de rolamento para trilhos. Outro complicador era a tendência de a carga girar durante o içamento.
Diante desses desafios, a Techcon Engenharia e Consultoria, depois de um levantamento de campo detalhado, elaborou um Plano de Rigging em 3D considerando as interferências e obstáculos, bem como as cargas em 3D para melhor posicionamento das lingas, de forma a não danificar a carga nem as lingas e projetar o giro da carga com os 2 guindastes. Complementarmente, desenvolveu um projeto do patolamento específico para cada patola para resolver as interferências e aliviar a força da patola sobre as galerias. E dimensionou acessórios especiais para evitar o giro e a perda da estabilidade da carga durante o içamento.
O projeto como um todo demandou sete meses de projeto, para que a operação fosse realizada com sucesso em um período de seis dias. Foram mobilizados na montagem dos GCM e Offtake, em operação simultânea, dois guindastes Liebherr LTM 1500 (500 t), com lança de 50 m e 135 t de contrapeso. Dois guindastes de apoio – Q70Y-K/XCMG (70 t) e ZMC75/Zoomlion (75 t) – responderam pela descarga dos equipamentos da carreta no local de montagem.
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