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Como pode uma carga balançar tanto, se o guindaste e o navio estão “quase parados”?

Ressonância pode amplificar muito os movimentos e as forças envolvidos no içamento.

Onde acontece

– Içamentos em guindastes flutuantes.
– Guindastes locomovendo-se com a carga içada.
– Içamentos com movimentos rápidos do guindaste.

Porque acontece

– O período do movimento do guindaste se aproxima do período natural do sistema de içamento, que geralmente é um pêndulo simples ou duplo.
– Um agravante é que esse sistema possui baixíssimo amortecimento, o que permite absorção de maior energia.

Consequências

– Aumento da velocidade da carga.
– Aumento das forças envolvidas.
– Perda de controle, colisão da carga.

Exemplo para guindaste flutuante

– Um navio de grande porte pode ter período natural de jogo ou “roll” de 12  a 17 segundos para onda incidindo na lateral do casco.
-O içamento com guindaste usando cabo com comprimento entre 25 a 40 metros tem período natural 10 a 14 segundos.
– Se o período da onda (Tp) for na faixa de 12 a 17 s, vai amplificar o movimento do navio e consequente, amplificar muito o movimento da carga, mesmo que a onda tenha altura baixa.
-Se o período da onda na hora da operação for de 8 segundos, vai haver pouca amplificação, pois, não há ressonância.

Como atenuar

– Determinação adequada de janela ambiental para o içamento (faixa de valores limites para altura de onda, período, velocidade de vento etc.)
– Avaliação das condições ambientais no momento da operação
– Operador capacitado e experiente, que consegue compensar o balanço da carga no início (meio…) da operação, evitando a progressão para ressonância.

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