Contabilizo de 1 a 2 acidentes por semana com guindastes articulados hidráulicos, ou guindautos, ou popularmente “muncks”.
Onde está o problema? No equipamento? No operador? Na locadora? No planejamento?
Fabricantes
Guindastes articulados hidráulicos de fabricantes de boa qualidade, são bem projetados e seguros para operarem conforme a instrução do fabricante. Entregam o que prometem.
Características que aumentam os riscos no içamento
1) A maioria dos guindastes articulados não tem sensores de monitoração de peso da carga, raio de operação, capacidade máxima, podendo levar à sobrecarga ou colapso;
2) Falta de projeto, planejamento e fiscalização. Os içamentos com guindastes articulados, geralmente são tidos como simples, onde o próprio operador dá a solução e muitas vezes não é supervisionado por um supervisor de rigging.
3) Com controles incorporados ao chassi, o operador posiciona-se de maneira desfavorável, podendo ser atingido pela lança ou carga, em caso de colapso.
4) Inspeção e manutenção deficiente. A investigação de acidentes mostra que há grande incidência de defeitos estruturais não detectados pela ausência de inspeção, ou reparos sem critério, que não recuperaram a integridade do equipamento.
Ações de diminuição dos riscos no içamento
1) Adoção de modelos mais modernos, que já vem de fábrica com sensores de monitoração da segurança, como peso, raio e sobrecarga. Pode-se ainda instalar alguns desses sensores em guindastes articulados, como exemplo células de carga.
2) Por causa dos riscos maiores de acidente devido às suas características e peculiaridades, o içamento com guindastes articulados deve ser precedido de plano de rigging e supervisão de campo, tanto para içamentos rotineiros como para não-rotineiros.
3) Uso de controle remoto, permitindo o operador ficar distante da trajetória da lança e carga, bem como não ser atingido em caso de acidente.
4) Antes de contratar/utilizar o guindaste articulado, verificar a integridade estrutural e documentação de inspeção e manutenção.
Nossos projetos de içamento offshore: Clique aqui
Nossos cursos de içamento: Clique aqui