*Artigo para a revista Crane Brasil – Edição 63/2019
O içamento offshore envolve vários tipos de operações, tais como instalações de cargas no fundo do mar, içamento de equipamentos com centenas de toneladas, movimentação de dutos com dezenas de metros de comprimento (jumpers) etc. Nelas, quase sempre há predominância de forças dinâmicas, que podem alcançar valores até 5 vezes maiores que as respectivas cargas estáticas.
Além disso, a geometria das cargas e lingas podem ser bastant6e complexas, o que dificulta o controle da força em cada parte, o que pode gerar sobrecarga e ruptura, além de causar acidentes.
Para maior controle do içamento e maior segurança, cada vez mais se tem utilizado a monitoração em tempo real. Consiste na instalação de sensores que medem as grandezas físicas de interesse no içamento, principalmente: força, aceleração, inclinação, deslocamento, tensão e pressão.
Controle de peso: Para sucesso do içamento, é fundamental determinar o peso e o centro de gravidade da carga, não só antes do içamento, mas durante o planejamento. Para isso, utilizam-se células de carga de compressão ao realizar o controle do peso durante a fabricação da carga. Com isso, determina-se com precisão o peso e centro de gravidade.
Controle da força nas lingas: Em ligas de várias pernas, ou hiperestáticas, a força em cada perna pode ser monitorada com uso de células de carga de tração. Pode-se então avaliar quais delas estão folgadas ou sobrecarregadas, o que permite executar ajustes para uniformização dos esforços nas lingas e na carga.
Controle de forças dinâmicas: Sensores e aquisitores de dados adequados podem ler até 48 mil valores de força por segundo. Isso permite a monitoração dos picos de força durante a operação, bem como intervir no içamento quando necessário.
Controle de aceleração: Cargas sensíveis a choque são monitoradas com acelerômetros. Eles registram choques sofridos durante transporte e içamento.
Cada vez mais as empresas tem investido em monitoração de içamento visando aumento da segurança e eficácia das operações. Elas têm aplicado essa tecnologia também em içamentos em terra, com obtenção de ótimo custo/benefício desse investimento.
Nossos projetos de içamento offshore: Clique aqui
Nossos cursos de içamento: Clique aqui