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Içamento e cravação das camisas metálicas concluídos

Uma característica marcante das obras portuárias é a grande quantidade de içamentos, desde a infraestrutura até a última defensa.

Junta-se ao cenário condições de maré (ou nível), corrente, vento, ondas, embarcações e guindastes, exigindo projeto, planejamento e execução diferenciados.


DESAFIOS
🔸 Carregamentos ambientais adicionais: corrente no mar, correnteza em rio, variação de maré ou nível, ondas;
🔸 Guindastes embarcados: necessária avaliação precisa da estabilidade e manutenção de posição;
🔸 Cargas dinâmicas devidas às ondas tanto em ar como na entrada na água (splash zone)
🔸 Verticalização das camisas com único guindaste: necessita procedimento especial e berço de contenção para içamento seguro
🔸 Posicionamento correto das estacas: controle constante da topografia durante o içamento;
🔸 Acesso às camisas para concretagem: uso de plataformas e meios de acesso sem necessidade de içamento de pessoas;

SOLUÇÕES
🔸 Estudo de estabilidade para todos os equipamentos
🔸 Planos de rigging para todos os içamentos
🔸 Planejamento com antecedência
🔸 Entrosamento entre projetista, locadora, montadora, fiscalização e cliente final
🔸 Adaptação do projeto à disponibilidade local de equipamentos


ESCOPO DA TechCon Engenharia e Consultoria
🔸 Consultoria geral de içamento para a proprietária
🔸 Planos de rigging 3D para a proprietária
🔸 Consultoria de segurança em içamento em campo
🔸 Revisão dos planos de rigging emitidos pela empreiteira

Içamento de Pré-Moldados para Obras Portuárias – Içamento de Capitéis

CARGA: CAPITEL
🔸 Elemento estrutural apoiado na estaca para permitir apoio de outros peças, como blocos e vigas;
🔸 Temporário, removido após execução, ou fixo, incorporado à estrutura final (caso deste projeto);
🔸 Fabricado em aço ou concreto armado (caso deste projeto);
🔸 Quando em aço, são soldados às estacas após cravação, ou fixados por braçadeiras;
🔸 Quando em concreto, são suportados por consolos metálicos em estacas de aço ou braçadeiras em estacas de concreto;
🔸 Peso pequeno em relação aos demais pré-moldados.

IÇAMENTO
🔸 Uso de balsa para deslocamento do pré-moldado até posição inicial;
🔸 Realizado pelo mesmo equipamento de cravação das estacas, em sua própria balsa, podendo inclinar a lança até o raio da posição final;
🔸 A balsa se movimenta por sistema guinchos, cabos, poitas e “ferros”, com precisão de milímetros (no caso de águas abrigas);

ESCOPO DA TechCon
🔸 Consultoria geral de içamento e pré-moldados para a proprietária
🔸 Planos de rigging 3D para a proprietária
🔸 Consultoria em campo de segurança em içamento

Içamento de Vigas “U”

CARGA: Viga “U”
🔸 Elemento estrutural longitudinal apoiado diretamente nos capitéis;
🔸 Seção “U”, de concreto, com armadura para resistir aos esforços de içamento e concretagem;
🔸 Após montagem, é incorporada armadura adicional para dar resistência final à viga;
🔸 A armadura longitudinal é contínua, resultando em viga hiperestática, também contínua;
🔸 A seção final é retangular, composta do “U“ pré-moldado mais a parte moldada no local;
🔸 Peça mais pesada de todas, com 40 toneladas e 17 metros de comprimento.

IÇAMENTO
🔸 O pré-moldado vem da usina em uma carreta, posteriormente transportada por balsa até próximo da posição final;
🔸 O guindaste iça a peça de sobre a carreta e se desloca até a posição de içamento suavemente, graças ao sistema de fundeio;
🔸 Após posicionamento inicial, aumenta-se o raio, descendo lança e descem-se os moitões com a carga até posição final, sobre os capitéis;
🔸 Cabos-guia controlados por guinchos mantem a carga controlada durante deslocamento da balsa.

ESCOPO DA TechCon
🔸 Consultoria geral de içamento e pré-moldados para a proprietária;
🔸 Planos de rigging 3D para a proprietária;
🔸 Consultoria de segurança em içamento em campo.

Içamento de Pré-Moldados para Obras Portuárias
Içamento de Vigas “V”

CARGA: Viga “V”
🔸 Elemento estrutural de travamento apoiado diretamente nos capitéis;
Seção “U”, de concreto, com armadura para resistir aos esforços de içamento e concretagem;
🔸 A seção final é retangular, composta do “U“ pré-moldado mais a parte moldada no local;
🔸 São concretadas sobre uma grande balsa de serviço, eliminando a etapa de embarque;
🔸 Peso 29 toneladas.

IÇAMENTO
🔸 A balsa contendo os pré-moldados se aproxima da balsa-guindaste, que faz o içamento da peça a ser montada;
🔸 A balsa-guindaste, com a peça içada e travada por cabos guias nos guinchos desloca-se até a posição de içamento suavemente, graças ao sistema de fundeio;
🔸 Após posicionamento inicial, aumenta-se o raio, descendo lança e desce-se o moitão com a carga até posição final, sobre os capitéis;
🔸 Içado por 6 alças, exigiu análise estrutural para verificação da distribuição das forças nos pontos de içamento. Neste caso, feita por elementos finitos.

ESCOPO DA TechCon Engenharia e Consultoria
🔸 Consultoria geral de içamento para a proprietária
🔸 Planos de rigging 3D para a proprietária
🔸 Consultoria de segurança em içamento em campo