Nova “onda” de demanda de descomissionamento de plataformas offshore vai exigir equipes multidisciplinares para desenvolver e executar esses projetos complexos.
Neste artigo, publicado na Revista Crane Brasil n° 92, cito quais fatores devem ser considerados no cálculo do peso para içamento de jaquetas de plataformas offshore a serem descomissionadas.
Entre os principais fatores estão:
🔸 Incrustações e agregações: organismos vivos ou mortos, resíduos naturais ou artificiais diversos acumulados ao longo dos anos, redes, linhas e outros equipamentos de pesca.
🔸 Grautes, concreto, cimentações, soldas e chapas utilizados na fixação das estacas à estrutura da jaqueta e nos condutores.
🔸 Trechos das estacas cortadas, que são fixadas à estrutura. Geralmente, as estacas são cortadas 3 metros abaixo do leito marinho, sendo a seção superior içada juntamente com a jaqueta.
🔸 Alterações estruturais e adições de condutores.
🔸 Aprisionamento de água na estrutura.
A influência desses fatores pode ultrapassar 25% ou mais do peso original içado, devendo ser objeto de inspeção no local e avaliação criteriosa da engenharia estrutural e de içamento.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao visitante. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.