Os cabeços de amarração, ganchos e guinchos são estruturas fundamentais para as operações portuárias, marítimas e offshore, cuja falha pode acarretar graves danos pessoais e às embarcações.
Para atestar a resistência de cabeços novos ou já instalados, a TechCon Engenharia desenvolveu metodologia e equipamentos de alta tecnologia específicos para este fim, podendo ser aplicados em portos e embarcações, sendo mais seguros e confiáveis que as técnicas de testes empregando rebocadores (bollard pull).
Metodologia:
- • Inspeção estrutural do cabeço e cais
- • Ensaios não destrutivos
- • Análise não linear de tensões em elementos finitos
- • Verificação teórica da resistência
- • Projeto do teste de carga
- • Execução do teste de carga
- • Ensaios não destrutivos
- • Emissão de certificado de capacidade de carga
Testes de Carga:
- • Força máxima de 500 toneladas
- • Força máxima aplicada em qualquer ângulo com a horizontal e vertical simulando a amarração real
- • Monitoração computadorizada em tempo real das forças, deslocamentos, deformações e reações nas estruturas, garantindo os resultados e aumentando a segurança
Aplicações:
- • Cabeços de qualquer geometria
- • Ganchos de desengate rápido
- • Cabeços em embarcações
- • Guinchos, molinetes e mordentes
- • Olhais de grande porte
- • Carretéis
Análise de tensões por elementos finitos
Teste de carga de até 500 t em equipamentos de amarração
Teste de carga em guinchos, molinetes e cabrestantes

Monitoração computadorizada em tempo real
Informações Adicionais
Ainda são comuns no Brasil, os testes de cabeços utilizando rebocadores, chamados “bollard pull”, tando grandes desvantagens em relação aos métodos estáticos.
A TechCon Engenharia, com tecnologia exclusiva,está substituindo os testes em cabeços através de rebocadores por testes com equipamentos estáticos, que são mais seguros e possuem maior controle sobre a carga exercida. A seguir faz-se uma comparação dos tipos de testes.
Teste TechCon
- • Aplicação da carga em qualquer ângulo no plano horizontal
- • Aplicação de cargas entre -30° e 90° no plano vertical
- • Monitoração computadorizada, permitindo paralisação imediata do teste caso seja detectada anomalia, preservando o cabeço e a estrutura de suporte
- • Carga de tração de até 500 t
- • Exatidão da carga máxima aplicada
- • Sem influência do tipo de paramento do cais ou pier
- • Sem influência das condições meteorológicas
- • Sem perigo para pessoas
Teste com rebocador (bollard pull)
- • Aplicação da carga limitada no plano horizontal
- • Aplicação de cargas somente na horizontal no plano vertical
- • Sem possibilidade de interromper o teste em caso de falha. O cabeço pode ser arrancado e a estrutura de concreto danificada
- • Carga de tração limitada. Geralmente os rebocadores tem tração estática de até 40 t
- • Carga máxima aplicada influenciada por ações dinâmicas
- • O tipo de estrutura do cais ou pier pode influenciar na tração do rebocador
- • O rebocador perde desempenho com condições meteorológicas desfavoráveis
- • Risco de acidentes com o pessoal que executa o teste