Fale conosco: +55 27 99277-6120
TechCon Engenharia - Logo 2

Estudo comparativo entre métodos de dimensionamento de reforços de vigas de concreto armado à flexão com polímero reforçado com fibra de carbono

Pós-Graduação em Patologia nas Obras Civis

RESUMO RONCETTI, L. (2011). Estudo comparativo entre métodos de dimensionamento de reforços de vigas de concreto armado à flexão com polímero reforçado com fibra de carbono. Curso de Pós-Graduação em Patologia nas Obras Civis do Instituto IDD. Orientador: Prof. M.Sc. Luís César Siqueira De Luca.

Este trabalho visa realizar um estudo comparativo dos métodos de dimensionamento de reforços à flexão com polímeros reforçados com fibra de carbono, aplicados à vigas de concreto armado com seção retangular. São analisados três dos principais métodos de dimensionamento, consagrados no mercado mundial: ACI 440.2R-08 de 2008, ISIS Design Manual 4 de 2008 e FIB Bulletin 14 de 2001, visando comparar a eficácia de cada um quanto ao consumo de fibras. Para o propósito de reforço estrutural, os polímeros reforçados com fibra de carbono têm demonstrado grande eficácia no restabelecimento ou aumento da capacidade resistente das estruturas, sendo a escolha de um método confiável e competitivo, fundamental para o êxito do projeto do reforço. Confrontam-se os métodos de reforço à flexão, analisando-se os parâmetros que influenciam no consumo de fibras, no aproveitamento dos materiais da seção original, indicando qual dos métodos consome menos fibra para uma determinada combinação desses parâmetros. Conclui-se que, dependendo dos parâmetros da peça a ser reforçada, pode-se necessitar de quantidades significativamente diferentes dependendo do método adotado.

Palavras-chave: Reforço estrutural; polímeros, fibra de carbono, otimização.

Nossos projetos de içamento offshore: Clique aqui
Nossos cursos de içamento: Clique aqui