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Parte 1: Içamento e transporte de tanque com Ø 11 m x 14,6 m. Tanques cada vez maiores construídos em fábrica.

Tanques costumavam ser montados chapa a chapa em campo, na posição final, cada vez mais, estão sendo montados em fábrica.


VANTAGENS DA MONTAGEM EM FÁBRICA:
– Redução drástica da solda e pintura em campo, fazendo-a em ambiente mais favorável;
– Aumento da segurança e condições do trabalho;
– Aumento da velocidade de fabricação;
– Maior precisão dimensional;
– Maior facilidade de inspeção e testes.

DESAFIOS:
– Içamentos: com o peso e dimensões maiores, as chapas ficam sujeitas à deformação. Solução para isso é a adição de reforços internos provisórios, facilmente removíveis. Deve ser feita verificação estrutural para condição de içamento e transporte.
– Transporte: Necessária análise detalhada da estabilidade para transporte, além de projeto específico da amarração da carga. Além disso, o estudo do trajeto e solução de interferências.

Içamento da seção do fundo com balancim e guindaste de 250 t para colocação sobre a linha de eixo.

Içamento da seção do fundo com balancim e guindaste de 250 t.

Plano de rigging para içamento da seção do teto sobre a seção do fundo.

Resultados de deslocamentos calculados para a seção do fundo por elementos finitos.

ESCOPO DA TechCon Engenharia e Consultoria (autoria: Leonardo Roncetti)
– Projeto dos reforços internos e verificação estrutural do tanque para içamento;
– Plano de rigging para as várias etapas de içamento
– Projeto estrutural dos balancins;
– Análise de estabilidade para transporte rodoviário;
– Projeto da amarração da carga (peação).

Plano de amarração de carga (Leonardo Roncetti).

Transporte da seção do teto.

Transporte da seção do teto.

Transporte da seção do fundo.

Transporte da seção do fundo com linha de eixo.

Engenharia: TechCon Engenharia e Consultoria (autoria: Leonardo Roncetti)
Fabricação: Metaltec
Içamento: Bezerra Guindastes
Transporte: MAKRO ENGENHARIA LTDA